sexta-feira, 27 de abril de 2012

Café Solidário de Abril/2012 arrecada doações para as crianças soropositivas do Hospital Clementino Fraga

Na manhã desta sexta-feira (27/04) no restaurante Cannelles, mais uma vez os "Amigos do bem" do Café Solidário da Paraíba estiveram reunidos angariando doações para as crianças soropositivas do Hospital Clementino Fraga.
Desta vez foram arrecadados 70 (Setenta) latas de leite em pó e 13 (treze) brinquedos para a brinquedoteca do Hospital.


A Presidente do CENDAC (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente) Jornalista Pamela Bório, prestigiou o evento prestando solidariedade e apoio as ações sociais do Café Solidário da Paraíba, especialmente neste mês quando prestamos apoio a crianças soropositivas.


Ainda pela manhã os coordenadores do Café Solidário entregaram ao serviço social do Hospital Clementino Fraga as doações recebidas.



































quarta-feira, 11 de abril de 2012

Conheça o Hospital Clementino Fraga que receberá as doações do Café Solidário em Abril/2012

Denominado Sanatório Clementino Fraga na sua fundação, há 52 anos, a unidade pertencia ao Ministério da Saúde e atuava exclusivamente com o Programa Nacional de Tuberculose. Em 1978, a Universidade Federal da Paraíba assumiu a direção e o hospital passou a se chamar Hospital Universitário Clementino Fraga.
A partir de 1989, o Hospital Clementino Fraga passou à responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde e ganhou o status de unidade referência no tratamento de hanseníase e outras doenças infecto-contagiosas. Atualmente é reconhecido regionalmente no tratamento em tuberculose, hanseníase, DST/HIV/Aids, dengue e hepatites virais.
A diretora geral Adriana Melo Teixeira fez um balanço das atividades desde o início da gestão e ressaltou que o Hospital Clementino Fraga atualmente é referência em novas patologias, como leptospirose, dengue e hepatites virais. “O usuário pode, inclusive, realizar testagem em hepatite B aqui no hospital. É importante ressaltar que no ano que vem, estaremos construindo um bloco cirúrgico com duas salas de cirurgias”.
Atendimento – Nos primeiros dez meses deste ano, o hospital realizou 80.174 atendimentos ambulatoriais e internou 960 pacientes. São disponibilizados profissionais médicos nas especialidades de infectologia (DST/HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologista, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, gastroenterologia, angiologia,  hepatologia, ondontólogia, nefrologia, urologia, proctologia, otorrinolaringologia, clínica geral, ginecologia e homeopatia.
Para atender a essa demanda, o Hospital conta com uma estrutura física e com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais que atuam de forma que o usuário do serviço se sinta acolhido. “A missão da unidade é prestar um serviço especializado, de qualidade e humanizado, em benefício de todas as pessoas que são acometidas de doenças infecto-contagiosas”, afirma a diretora geral, Adriana Melo Teixeira.
Segundo o Núcleo de Epidemiologia, no período de janeiro a setembro deste ano, o hospital registrou 1.857 notificações de casos de tuberculose, hanseníase, DST/HIV/Aids, dengue e hepatites virais. No mesmo período do ano passado, foram 1.427 de casos.
Outros Serviços – Além do atendimento ambulatorial e das internações o Clementino Fraga coloca à disposição da população um centro de diagnóstico por imagem, com capacidades para realiza tomografia, ultrasonografia, endoscopia e raios-x. O hospital também dispõe de laboratório onde são realizados vários exames, entre eles a testagem rápida de HIV e a testagem de hepatite B.
O ambulatorial realiza o serviço Hospital Dia (HD), que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos portadores de HIV/Aids que necessitem de intervenções em ambientes hospitalares, que possam ser efetuados em um período de tempo limitado (2 a 8 horas).
Outro serviço é a Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT), que consiste na assistência hospitalar a portadores de HIV/Aids dentro do princípio da “desospitalização”, em que uma equipe multidisciplinar acompanhará o tratamento do paciente em sua residência.
Ações sociais – O Hospital Clementino Fraga, em parceria com algumas ONGs, entre elas o Grupo de Autoajuda em Hanseníase, promove encontros com os pacientes, familiares, profissionais de saúde e membros da sociedade em geral.
Há no hospital uma brinquedoteca destinada a atividades lúdicas e de diversão para crianças. Para os médicos, esse espaço auxilia no trabalho com crianças soropositivas porque facilita o tratamento daquelas com dificuldade de comportamento.
Novos projetos – Ainda este ano o hospital vai inaugurar uma Oficina de Calçados com o objetivo de confeccionar calçados, palmilhas e outros acessórios destinados aos pacientes portadores de hanseníase, que perderam a sensibilidade nos membros em virtude da doença.
Também haverá uma academia para atender os pacientes de HIV/Aids que estão em tratamento de lipodistrofia, a distribuição anormal de gordura no corpo, que leva o paciente a desenvolver resistência à insulina, diabetes e altos níveis de triglicerídeos.
Outro projeto implantado é o Clementino Sorridente, que consiste na criação de um laboratório de próteses dentárias e na contratação de dois profissionais que atuarão na confecção de próteses para os usuários do hospital.