Desde que descobriu que Rafael tinha Aids em 2002, Ana Cristina e o filho frequentam a ONG Missão Nova Esperança, que funciona no Centro de João Pessoa. "Esse lugar foi o meu grande apoio. Aqui recebi orientação, pude entender o que era essa doença, perdi o medo", afirma a dona de casa. Fundada em 2001, a ONG ajuda famílias que têm crianças e adolescentes portadoras do HIV oferecendo uma casa de passagem para moradores de municípios do interior do Estado, acompanhamento psicológico, orientação com relação a medicação e as consultas médicas, entre outros serviços.
"A Missão foi fundada para ser um espaço para as famílias e as crianças com HIV. Aqui temos 10 leitos aonde mães do interior podem pernoitar com seus filhos. Ás vezes, a mãe vem pela manhã e só tem uma consulta a tarde então servimos como um lugar para o descanso das crianças, das mães. Oferecemos também café da manhã, almoço e jantar para os nossos hospedes", conta a diretora administrativa da casa, Elizabeth Ferreira.
A cada 15 dias, a casa se transforma em uma grande espaço de convivência para as crianças e as mães. No projeto chamado Jardim Regado se forma um grupo de discussão com as mães, acompanhadas por uma psicóloga, enquanto as crianças participam de atividades de arteterapia. "É uma grande festa com as crianças, elas se divertem, se sentem felizes enquanto as mães conversam com a psicóloga. Nós queremos principalmente estimular a convivência delas", ressalta Elizabeth. A Missão Nova Esperança sobrevive de doações e ainda luta para comprar sua sede própria. Quem tiver interesse de ajudar pode procurar a entidade, na avenida Capitão José Pessoa, 985, no bairro de Jaguaribe ou através de depósitos na conta corrente: 5949-8, agência 3165-8 (Banco do Brasil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário